Blog criado por Cláudio Valarse, Fátima Telles, Gabriel Brandão e Thiago Bacelar, alunos do curso de Cinema de Animação da Escola de Belas Artes - UFMG, para divulgaçao do processo de criação do filme de graduação.
Finalmente!!! Após esses vários meses de trabalho duro desenhando, esculpindo, modelando, fazendo o rig, setando os personagens, finalmente chegamos ao que interessa: a animação!!! Todo esse processo até chegar aqui foi muito bem planejado pra a animação fluir com máxima naturalidade. E ainda assim encontramos muitos problemas na hora de animar. Mas a vantagem da animação 3d digital é que este processo de animação é bem mais rápida que o processo tradicional 2d, pois agora é colocar os personagens nas poses, criar as poses chaves, definir o timing, criar as poses de passagem e trabalhar nos gráficos, dando personalidade e alma a modelos sem vida alguma, o que é extremamente prazeroso!!! ( tirando a parte dos gráficos...hehehe)
A "pintura" de WeigthMaps possibilita o controle e a correção da deformação da malha quando movimentada, por exemplo numa perna dobrando, ou braço, dando maior veracidade aos personagens. Processo muito demorado e complicado, pois deve-se fazer inúmeros testes com a malha, para se verificar a correta deformação.
Engraçado... Com tanta tecnologia, programas e ferramentas, nesta altura do campeonato, a melhor maneira de resolver algumas cenas no animatic, foi fazendo uns rascunhos bem rafiados dos planos, em papéis separados, e ir mudando a posição deles no filme, o chamado roughboard, rafeboard ou rafboard... (essa ultima foi eu quem inventou!! hehehe). O importante é que funcionou, e muito bem por sinal!!!!
Foi necessário a criação do Animatic 3d, para uma melhor visualização do filme como um todo. Foram utilizados personagens simples, somente como referência para a atuação e movimentos de câmeras. Nesta etapa foi definida a duração exata de cada plano, em frames, e o layout final.
Etapa essencial para a animação 3D digital, o setup depois de pronto possibilita a animação dos personagens, com seus controladores e “bones” influenciando a malha.
Depois de concluída a etapa de modelagem, duas outras etapas importantes vem logo a seguir, a abertura dos mapas de uvs e o setup. A abertura do mapa de UV é necessária para a aplicação de textura e cor nos personagens.