

O que o vencedor do oscar 2009 Wall-e e Kung Fu Panda têm em comum com nosso filme? Aparentemente nada, ou quase nada!! Certo?? Nem tanto!! Por incrível que pareça, ainda mais nessa fase da produção, ainda é muito importante buscar referências. Muitas vezes temos uma idéia de como vai ser um momento do filme, a emoção que queremos transmitir, mas nem sempre conseguimos resolver da melhor forma com a montagem das sequências, ou os enquadramentos dos planos. Nesta situação é muito bom para o filme buscar referências de momentos semelhantes no cinema, que te marcaram e que consequentemente, te ajudarão a transmitir este mesmo sentimento. Sentia falta de alguns planos, em certos momentos do filme "a Sós", mas não conseguia descobrir quais eram. Quando revi Wall-e, recordei do que senti em certos planos, o que me ajudou muito a introduzir alguns "closes" que faltavam no nosso filme.
Outro caso interessante foi do Kung Fu Panda, que nada tem em comum com a temática do nosso filme, mas para mim, foi uma referência em relação à animação. O mestre Oogway, uma tartaruga centenária, me auxiliou na animação do velho. Inicialmente, eu dava ao velho uma animação muito lenta, muito "arrastada". Mas percebi que mesmo sendo um movimento mais lento, devido ao peso da idade, ainda assim não poderia perder o timming da animação.
São dois exemplos, mas poderiam ser vários, pois muitas soluções interessantes, até mesmo inovadoras, aparecem através das referências. Esta idéia de buscar referências sempre, em todo momento da produção, vale para todos os níveis, tanto para a música, ritmo, iluminação, render, entre outros. Como dizia o grande mestre da animação: " Buscai sempre referências!!!" hehehe
Cláudio Valarse
Nenhum comentário:
Postar um comentário